sexta-feira, 28 de março de 2014

                                                                                                                                                                                                              Líbia                                                                                                                               Líbia (em árabeليبياtransl.: Lībiyā; em berbereⵍⵉⴱⵢⴰ), oficialmente Estado da Líbia, é um país na região do Magrebe, no Norte de África, banhada pelo Mar Mediterrâneo ao norte. O país tem fronteiras com o Egito a leste, Sudão a sudeste, Chade e Níger ao sul eArgélia e Tunísia ao oeste. As três partes tradicionais do país são TripolitâniaFezã e Cirenaica. Com uma área de quase 1,8 milhões dequilômetros quadrados, a Líbia é o 17º maior país do mundo.

maior cidade e capital, Trípoli, é o lar de 1,7 milhão dos 6,4 milhões de habitantes da Líbia. Em 2012 o país tinha o segundo melhoríndice de desenvolvimento humano (IDH) da África e o quinto maior PIB (PPCper capita do continente (em 2009), atrás de Guiné EquatorialSeychellesGabão e Botswana. A Líbia tem a 10ª maior reservas comprovada de petróleo do mundo e a 17ª maior produção de petróleo.
Em 2011, após uma guerra civil e uma intervenção militar internacional liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), houve a derrubada e a morte do ex-líder do país, Muammar Gaddafi, e o colapso de seu governo de mais de quatro décadas de duração. Como resultado, a Líbia está passando por um processo de reconstrução política e é regida sob uma constituição provisória elaborada pelo Conselho Nacional de Transição (CNT). Eleições para o Congresso Geral Nacional foram realizadas em 7 de julho de 2012 e o CNT entregou o poder à assembleia recém-eleita em 8 de agosto. A assembleia nacional tem a responsabilidade de formar umaassembleia constituinte para redigir uma constituição permanente para a Líbia, que será, então, submetida a um referendo.
                                          

Tadrart Acacus, na Líbia

                                                                                                                                                                                                                                                                                     
                                         

                                                                                                                                                                                                             Deserto Sahara                                                                                                                                                


                                      hino da líbia                                                                                                                                                                                                                                                                           Allahu Akbar, Allahu Akbar

Allahu Akbar Fauqua Kaidi Lmutadi
Alla hu Lilmazlumi Hairumu ayidi

(repeat previous two lines)

Ana Bilyaqini Wabissilahi Saaftadi
Baladi Wanuru Lhaqqi Yastau Fi Yadi
Qulu Mai, Qulu Mai
Allahu Allahu Allahu Akbar
Allahu Fauqua Lmutadi!

Ya Hadihi Ddunya Atilli Wa Smai
Gaisu Laadi Gaa Yabgi Masrai
Bilhaqqi Saufa Fasaufa Afnihi Mai
Qulu Mai Lwailu Lilmustamiri
Wa Llahu Fauqa Lgadiri Lmutagabbiri
Allahu Akbaru Ya Biladi Kabbiri
Wahudi Binasiyati Lmugiri Wadammiri.



Link: http://www.vagalume.com.br/hinos/hino-da-libia.html#ixzz2xHv5qZIZ

terça-feira, 18 de março de 2014

Líbia

DADOS PRINCIPAIS:
Nome Oficial:  Grande República Socialista Popular Árabe da Líbia
Área: 1.759.540 km²
Capital: Tripoli (capital administrativa), Surt (capital legislativa e executiva)
População: 6,4 milhões (estimativa 2009)
Nacionalidade: líbia
GovernoRepública
Divisão administrativa3 províncias subdivididas em 10 governadorias

GEOGRAFIA:
Localização: Continente Africano
Cidades PrincipaisTripoli, Benghazi, Misratah, Surt e Al-Kufrah
Clima: na região norte prevalece o clima árido tropical, enquanto no sul o clima tropical.
DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:
Composição da População: árabes líbios (97%), turcos, berberes e outros (3%). 
Idioma
: árabe (oficial)
Religiões principais
:  islamismo (cerca de 96% da população)
IDH: 0,755 - elevado (2010)
Esperança de vida da população: 74 anos
Índice de alfabetização: 84%


ECONOMIA:
PIB (Produto Interno Bruto): US$ 62,4 bilhões (2009)
PIB per capita: US$ 9.750
Força de trabalho2,5 milhões (2009)Moeda: dinar líbio.

Líbia utiliza força contra petroleiro com bandeira norte-coreana

Um petroleiro com bandeira nortecoreana atracou no passado sábado no terminal leste do Es Sider, na Líbia, um dos três portos que os rebeldes que reivindicam autonomia e uma maior participação nas receitas do petróleo controlam desde Agosto.


De imediato, o actual governo líbio autorizou o uso da força militar para impedir que o cargueiro carregue petróleo bruto à revelia da sua autoridade. Segundo o jornal local al-Wasat disse o navio já teria sido carregado o equivalente a USD 36 milhões de óleo bruto Este é ainda o lastro as sequências da ‘Primavera Líbia’, que não conseguiu controlar os rebeldes que ajudaram derrubar Muammar Gaddafi.

O caos envolve a produção de um dos membros da Opep. Em Trípoli, trabalhadores de uma empresa estatal de petróleo que controla o porto de Es Sider, entraram em greve, pressionando o governo a intervir porque seus colegas estavam sendo ameaçados por manifestantes armados.

‘Estamos muito aborrecidos com o que está acontecendo em Es Sider’, disse Salah Madari, um trabalhador da área do petróleo, na capital. ‘O oficial de controlo do porto está sob a mira de uma arma’, disse, acrescentando que homens armados também tinham forçado um piloto a dirigir o petroleiro até a doca.

O primeiro-ministro Ali Zeidan disse no sábado que os militares iam bombardear o Morning Glory, de 37 mil toneladas, se ele tentasse sair do porto, um dos maiores terminais de petróleo da Líbia.

Em Agosto, os rebeldes liderados pelo ex-comandante anti-Gaddafi, Ibrahim Jathran, que já liderou uma brigada paga pelo país para proteger as instalações petrolíferas, tomaram conta de Es Sider e outros dois portos no leste do país. Já em Janeiro, a marinha líbia atirara contra um petroleiro de bandeira maltesa, sob a alegação de que o petroleiro havia tentado carregar petróleo dos manifestantes de Es Sider, conseguindo afugentar a embarcação.

É muito raro que um petroleiro com bandeira da reservada Coreia do Norte opere no Mediterrâneo, disseram fontes da marinha mercante. A NOC diz que o petroleiro pertence a uma empresa saudita. Ele mudou de donos nas últimas semanas e era chamado anteriormente de Gulf Glory, de acordo com uma fonte da marinha mercante.

Músicas e Danças Típicas da Líbia

   Vim por meio dessa publicação apenas para mostrar um pequeno exemplo de música e danças típicas da Líbia.

https://www.youtube.com/watch?v=jN6FmgUjnn4

quarta-feira, 12 de março de 2014

 Costumes da Líbia


(origem: libia.costasur)

A Líbia é um país que vive com grande intensidade as suas festas populares, as suas tradições, sobretudo voltada principalmente para a música e dança. Música árabe, com ritmos de tambores e flautas.


Roupas

(origem: abcculturaldosegundod.blogspot)

Na Líbia se vestem com o chamado "barracano", um vestido da cabeça aos pés, que deixa ver apenas um olho, enquanto que os jovens vestem roupas mais ocidentalizadas, no entanto, e a cultura é predominantemente muçulmana.Os turbantes e túnicas usados hoje nos países árabes são quase idênticos às vestes das tribos de beduínos que viviam na região no século VI. É uma roupa que suporta os dias quentes e as noites frias do deserto. A partir do século VII, a expansão do islamismo difundiu esse vestuário pela Ásia e pela África, fixando algumas regras. A religião não permite que os fiéis mostrem em público as partes íntimas para os homens, a região entre o umbigo e o joelho; e, para as mulheres, o corpo inteiro, exceto o rosto e as mãos. Por esse motivo, as vestes não podem ter nenhuma transparência nem serem justas a ponto de delinear o corpo. Essas partes só podem ser vistas pelo cônjuge e alguns familiares. Dentro de casa, portanto, veste-se qualquer roupa. Existem também normas para diferenciar a aparência feminina da masculina. Os homens não devem usar objetos de ouro ou seda. 


                   


Arte e cultura

 (origem: abcculturaldosegundod.blogspot)

A riqueza cultural da Líbia vem das marcas que os numerosos povos que passaram pelo seu território deixaram. As ruinas gregas e romanas convivem com uma cultura eminentemente muçulmana e árabe que o regime de Gaddafi tem encarregado de conservar e potenciar.

Comida típica do país 

(origem: paises.hlera)

A gastronomia da Líbia tem forte influência italiana com deliciosos pratos de massas, onde o macarrão é o forte.
As comidas típicas encontradas na mesa da Líbia são: cuscus que é o principal prato, a tradicional carne de cordeiro, sopas, pastéis, e muitos outros.
É normal ser servido com um prato de sopa picante acompanhada do prato que foi solicitado.
Na costa da Líbia encontra-se peixes saborosos e de qualidade.

Cous Cous 
(imagem: google imagens)






terça-feira, 11 de março de 2014

Ocupação Aliada da Líbia

Ocupação Aliada da Líbia foi o controle da antiga colônia da Líbia Italiana pelos Aliados de 1943 até a independência da Líbia em 1951.
A ocupação aliada foi realizada pela Grã-Betanha na Tripolitânia e Cirenaica, e pela França em Fezzan. Os britânicos criaram o Mandato Britânico da Líbia. As forças francesas ocuparam a área do antigo Territorio Sahara Libico italiano e fez vários pedidos para anexar administrativamente Fezzan ao império colonial francês. O pessoal administrativo continuou a ser os antigos burocratas italianos.


Bibliografia : Wikipédia, a enciclopédia livre
                   Google Imagens.

Guerra Líbia-Egito

O ano de 2011 começou com uma série de revoltas e conflitos no Norte da África, em países árabes. Motivados pela oposição à governantes ditadores e corruptos uma verdadeira guerra começou.
Mas é preciso entender as diferenças entre o ocorrido no Egito e na Tunísia, com o que ocorre na Líbia, por exemplo, é também quais as intenções dos países do ocidente que ingressam no conflito com o intuito de controlar a situação.
No Egito e Tunísia, o povo protestou e Reivindicou uma passagem para a Democracia. Na Líbia porém, não há povo em revolta e sim tribos em guerras civil.
Neste Cenário potências como EUA, Inglaterra e França disponibilizam armas aos rebeldes com o pretexto de “Guerra Humanitária” porém a questão é como ela se desfechará.
Ao que parece não há interesse em impedir o massacre do povo árabe e sim retomar o poder e domínio sobre uma região rica em petróleo, com uma herança do colonialismo (Imperialismo de anos antes)
Entretanto, não será fácil derrubar esse governo, pois soube investir a riqueza gerada em certo nível de desenvolvimento – o IDH da Líbia está em 52º lugar, contra a oposição 72º do Brasil.


domingo, 9 de março de 2014

Líbia 



A Líbia é um país africano localizado no norte do continente, seu território limita-se ao norte com o Mar Mediterrâneo e a Tunísia; a oeste, com a Argélia; ao sul, com Níger e Chade; e leste, com o Sudão e o Egito. Geograficamente se encontra no hemisfério norte oriental, possui uma população de aproximadamente 6,4 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 1.759.540 km².




                                Mapa da Líbia
                                 (imagem fonte: wikipédia)


 Cuja capital é a cidade de Trípoli.


                  Tripoli Libya
                  (imagem fonte: Destination 360)       



Nome: Grande República Socialista Popular da Líbia Árabe.

 Brasão: 

Gentílico: líbio.

Língua oficial: árabe.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,755 (alto).

Moeda: Dinar.   


Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

site: Brasil Escola  




Antiga Líbia

Origem: Wikipédia

 

Líbia, na Antiguidade, era o nome dado à região situada a oeste do vale do Nilo, aproximadamente correspondente ao atual Noroeste da África. Diversas mudanças climáticas ocorridas na área afetaram muito a distribuição da colonização  da região.
No período helenístico os berberes eram conhecidos como líbios. Suas terras se estendiam do atual Marrocos às fronteiras ocidentais do Antigo Egito. O oásis de Siwa, atualmente no Egito, fez tradicionalmente parte da Líbia, e nele até hoje se fala um idioma berbere, a língua siwi.
O território que hoje corresponde à Líbia já foi dominado por diversos povos, tais como fenícios, gregos, romanos, egípcios,vândalos, bizantinos, berbere até a a invasão árabe de 643 DC que trouxe o islamismo e a língua árabe ao país. O nome Líbia foi dado pelos colonos gregos, no século II antes da era cristã.
Fenícios e gregos chegaram ao país no século VII a.C . e estabeleceram colônias e cidades. Os fenícios fixaram-se na Tripolitânia e os gregos, na Cirenaica, onde fundaram as cinco colônias da Pentápole. Os cartagineses, herdeiros das colônias fenícias, fundaram na Tripolitânia uma província, e no século I a.C. o Império Romano se impôs em toda a região, deixando monumentos admiráveis (Léptis Magna).
A Líbia permaneceu como província romana até ser conquistada pelos vândalos em 455 Após ser reconquistada pelo Império Bizantino, continuador do romano, a região passou a ser dominada pelos árabes em 643. Os árabes estenderam a área cultivada em direção ao interior do deserto.
Durante pouco mais de três séculos, o Califado Almóada manteve o domínio sobre a região tripolitana, enquanto a Cirenaica esteve sob o controle egípcio.